quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"A Viagem do elefante" - José Saramago

*
*
Sinopse: "Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.
Do facto histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca agora nas mãos dos leitores esta obra excepcional que é A Viagem do Elefante.
Neste livro, escrito em condições de saúde muito precárias não sabemos o que mais admirar - o estilo pessoal do autor exercido ao nível das suas melhores obras; uma combinação de personagens reais e inventadas que nos faz viver simultaneamente na realidade e na ficção; um olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão solidária com que o autor observa as fraquezas humanas.
Escrita dez anos após a atribuição do Prémio Nobel, A Viagem do Elefante mostra-nos um Saramago em todo o seu esplendor literário." (in wook)

*

Opinião Pessoal: Dos livros que li do Saramago, foi o que menos me cativou.

A história é muito básica, sem grandes peripécias, ele mesmo o admite no final do livro.

E agora o Sr. Saramago para além de não fazer parágrafos, estilo a que já nos tinha habituado, também não escreve os nomes próprios com letra maiúscula (será que anda a plagiar Valter Hugo Mae? lol)

*

sábado, 24 de outubro de 2009

Novas aquisições :-D

*
Ontem, no Mercado de Oportunidades do Funchal, encontrei umas pérolas literárias a preço de chuva!
São livros que saíram numa colecção do jornal DN: Os grandes génios da literatura universal.
Mais uns amiguinhos que vão para a prateleira, mas que não ficam esquecidos! Até porque tenho o desafio pessoal dos 1001 livros para ler antes de morrer e algumas das obras que adquiri figuram na lista :-)
*
Aqui fica a lista:
"Nossa senhora de Paris" - Victor Hugo
"Quo Vadis?" - Henryk Sienkiewicz
"O moinho à beira do rio" - George Eliot
"Germinal" - Zola
"A Cartuxa de Parma" - Stendhal
"Fausto" - Goethe
"As mil e uma noites" - Antoine Galland
*
Bom fim-de-semana!
Aproveitem e façam como eu, ponham as leituras em dia!
*

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Fúria Divina" - José Rodrigues dos Santos

*
O novo romance de José Rodrigues dos Santos está aí a rebentar!
A aventura de Tomás Noronha (para mim, o Robert Landon português) continua...

Sinopse: "Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra: 6AYHAS1HA8RU. Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão.
Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.
Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.
Este romance foi revisto por uma dos primeiros operacionais da Al-Qaeda." (in wook)
*

Gosto bastante dos livros de JRS. Já li todos os romances, mas o meu favorito foi mesmo "O sétimo selo", que trata um tema actual e urgente que é o aquecimento global. Deveria ser leitura obrigatória, para ver se despertava algumas mentes adormecidas no que toca a ecologia e desenvolvimento sustentável!

Equiparo muito os livros dele com os de Dan Brown. Daí a minha comparação da personagem Robert Landon com Tomás Noronha.

São livros que apesar de grossos, se lêem bem, pois são histórias com ritmo e que deixam o bichinho de descobrir o que se vai passar a seguir.

Este vai com certeza ser uma das minhas futuras leituras :-)

*

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Ao Virar dos Trinta" - Mike Gayle

**
Sinopse: "Matt Beckford está à beira dos trinta, idade quase mítica com que sempre sonhou, limiar que deverá finalmente revelar-lhe o adulto que existe nele, o número mágico que lhe trará todas aquelas coisas que ao longo dos anos considerou como parte da maturidade. Matt sempre se imaginou, também festejando o seu trigésimo aniversário ao lado de uma companheira, a pessoa feita para ele, finalmente encontrada depois de todos aqueles loucos anos de procura.
Mas descobre que nada pode tomar-se por garantido... principalmente quando Elaine, com quem vive há vários anos, rompe uma relação que parecia estável. Matt deixa então Nova Iorque onde tem trabalhado, para revisitar a velha Birmingham natal, do outro lado do oceano. Outra vez em casa dos pais, no seu quarto de solteiro, cumprindo os eternos rituais, tem a sensação de enlouquecer.
O reencontro com os amigos e amigas que o acompanharam desde os tempos de escola, e agora, como ele, na chegada dos trinta, confronta-o com a singularidade de cada destino. Matt debate-se entre a nostalgia do passado e a expectativa do que virá...
Um livro escrito na primeira pessoa, refrescantemente espirituoso, que capta de forma tocante, sob os tons claros de riso e da ironia, o que de doloroso e vulnerável existe em cada ser." (in Wook)
*
Opinião pessoal: Gostei, gostei!
Um livro descontraido e divertido.
Mike um jovem prestes a tornar-se trintão, idade que sempre aguardou com grande expectativa (tipo quando estamos mortinhos por ter 18 anos, mas quando finalmente temos não notamos grandes modificações na nossa vida) começa a ver a sua vida dar uma grande volta quando termina a relação com a namorada, volta para o seu país de origem, para casa dos pais e reencontra alguns antigos colegas de liceu e antigas relações amorosas também.
A minha parte preferida era quando Mike encontrava algum colega de escola no hiper e se punha a pensar "Jane Mason, a pessoa com maior probabilidade de se tornar modelo fotográfico, agora caixa de supermercado.." esta parte é totalmente inventada, foi só um exemplo, atenção.
Também achei piada à troca de mails entre Matt e Elaine. Seria bom que todas as relações terminassem de maneira tão subtil e cordial.
*

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"O Presságio da Sereia" - Katy Gardner

*

*

Sinopse: "Cass Brainbridge está a viver tempos estranhos. Daí que deixe Londres para aceitar um emprego de assistente universitária na costa sul da Grã-Bretanha. Mas serão um novo emprego e uma nova cidade sinónimos de uma nova vida? Não. Principalmente se já se traz alguma bagagem indesejável.
As memórias dolorosas de um segredo que acabou de destruir o que restava da sua já problemática infância e mudou a sua vida para sempre começam então a assombrá-la. E a crescente sensação de que está a ser observada, numa altura em que violentos ataques a estudantes estão a ocorrer em pleno campus universitário, transforma o seu receio num avassalador redemoinho de pânico que ameaça sugá-la. Será ela a próxima vítima? Ou haverá uma razão mais sinistra para que tenha sido precisamente Cass a ser transformada em alvo? Além disso, Brighton não é uma escolha natural para uma mulher com um já antigo medo do mar. Cass pode ter tentado encerrar um capítulo da sua vida ao deixar Londres, mas cedo vai descobrir que alguns elementos da sua nova existência são igualmente perturbantes."

*
Opinião pessoal: Mais um livro que me chegou pelo Bookcrossing.
Gostei muito!
Já tinha lido "Viagem sem regresso" da mesma autora e como tinha gostado resolvi inscrever-me neste ring... e ainda bem que o fiz!
É uma história intensa, com romance, mistério e suspense.
Tem alguns pontos em comum com "Viagem se regresso", na medida em que, em ambas nos deparamos com situações insólitas e estranhas e um final pouco previsível.
Quem gostou do outro, vai com certeza também gostar deste.
*

"1808" - Laurentino Gomes

*

*

Sinopse: Em tempo de guerra, reis e rainhas tinham sido destronados ou obrigados a refugiar-se em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe, a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colónias imensas em diversos continentes, até àquele momento nenhum rei tinha posto os pés nos seus territórios ultramarinos para uma simples visita - muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos da sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colónia de Portugal.
D. João VI foi o único soberano europeu a visitar terras americanas em mais de quatro séculos e foi quem transformou uma colónia num país independente.
No entanto, o seu reinado no Brasil padece de um relativo esquecimento que, quando lembrado, é tratado de forma caricata.
Mas o Brasil de D. João VI não se resume a episódios engraçados. A fuga da família real para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleónicas, revoluções republicanas e escravidão formaram o cenário no qual se deu a mudança da corte portuguesa e a sua instalação no Brasil.
*