domingo, 24 de maio de 2009

"Louca por compras" - Sophie Kinsella

* *
Sinopse: "Louca por compras" é o livro de Sophie Kinsella sobre Shopaholics. Ela escreve com uma visão omnisciente do mundo da condição de viciado-em- compras. Não só existe uma visão como também sabedoria e a mente tonta de uma rapariga viciada no crédito. Rebecca Bloomwood não consegue resistir a presentear-se com alguma coisa aqui e ali. Mas quando as contas começam a chegar à sua porta, e ao emprego, e à casa da mãe, ela decide tomar uma acção um pouco evasiva. Ainda por cima, o seu trabalho envolve a escrita de artigos para uma revista chamada Successful Savings. Exactamente, ela é uma jornalista financeira saltando de um evento bancário para o outro. Ela não sabe nada sobre bancos ou dinheiro, até admite, e os eventos bancários são inúteis porque toda a informação pode ser obtida na imprensa enquanto se passa uma hora luxuriosa, bebendo Champanhe Francês. Num emprego sem verdadeira relevância na sua vida ela encontra significado nas roupas. Não há nada queela não compre. Por isso, com todas estas dívidas e sem esperanças de ter um novo emprego decide cortar nas despesas. E, quando isso não resulta, decide fazer mais dinheiro. Mas por azar, tudo o que ela faz coloca-a numa confusão ainda maior que a anterior. Pior ainda, tem mesmo a certeza que Luke Brandon, o jovem talento da Brandon Communications, consegue ver através da sua máscara de conhecedora. Porém, ela tem ainda maiores problemas com o Gerente do Banco, perseguindo-a pela cidade.

*
Opinião pessoal: Confesso que este livro me surpreendeu.
Li-o porque queria ir ver o filme, que está a passar actualmente nas salas de cinema. E não me arrependi de lhe ter pegado.
A história está escrita na primeira pessoa, e é como se estivéssemos na cabeça da personagem 24h por dia. Ela descreve tudo, inclusivamente relata sem preconceitos as futilidades que às vezes lhe passam pela cabeça, pensamentos e emoções.
Rebecca é uma consumista incorrigível e consequentemente está enterrada em dívidas até ao pescoço.
Mas o mais irónico de tudo é que ela é jornalista na área financeira, e está enterrada em dívidas, porque simplesmente não percebe nada sobre o assunto.
Gostei do final, pois deixa tudo em aberto, terá ela mudado, ou nem por isso?
E mais não digo, senão perde a piada para aqueles que estiverem interessados em ler.
*
Adaptação cinematográfica

*

Sem comentários: