quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Fúria Divina" - José Rodrigues dos Santos

*
O novo romance de José Rodrigues dos Santos está aí a rebentar!
A aventura de Tomás Noronha (para mim, o Robert Landon português) continua...

Sinopse: "Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra: 6AYHAS1HA8RU. Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão.
Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.
Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.
Este romance foi revisto por uma dos primeiros operacionais da Al-Qaeda." (in wook)
*

Gosto bastante dos livros de JRS. Já li todos os romances, mas o meu favorito foi mesmo "O sétimo selo", que trata um tema actual e urgente que é o aquecimento global. Deveria ser leitura obrigatória, para ver se despertava algumas mentes adormecidas no que toca a ecologia e desenvolvimento sustentável!

Equiparo muito os livros dele com os de Dan Brown. Daí a minha comparação da personagem Robert Landon com Tomás Noronha.

São livros que apesar de grossos, se lêem bem, pois são histórias com ritmo e que deixam o bichinho de descobrir o que se vai passar a seguir.

Este vai com certeza ser uma das minhas futuras leituras :-)

*

4 comentários:

JM disse...

Os primeiros livros que li de JRS(à semelhança do que ocorreu com os do Dan Brown)revelaram-se leituras satisfatórias (embora mantenha a firme opinião de que são demasiadas páginas para dizer muito pouco). O título deste novo romance até me aguçou o apetite (embora depois de A Vida Num Sopro tenha jurado para nunca mais), mas a história, que é pouco verosímil pelo que li na sinopse que foi divulgada, e o facto de a fórmula se repetir (e parecer inspirada no modelo de Dan Brown), me deixa menos expectante.
Em suma, fico a aguardar a tua crítica :)

Se quiseres passa pelo "meu" cantinho: http://favouritereadings.blogspot.com/

* Boas Leituras *

Anónimo disse...

Já li todos, incluído a fúria divina que, naturalmente, adorei. Mas achei-o, comparado aos anteriores, muito previsel.

TiagoC disse...

Já tinha lido o Codex do JRS e gostei (embora fosse muito maçudo a nível de desenvolvimento factual histórico) pois tinha terminado de uma forma original. Sinceramente, depois de ler Fúria divina, gostei imenso do livro todo até ao final. O final é extremamente... Hollywoodesco, desinteressante e "batido" em tudo quanto é filme ou série de acção. Depois de um trabalho tão bom, custou-me ver o desenlace tratado de forma tão comercial.

Fora isso, muito bom livro para qualquer entusiasta ou interessado em assuntos sobre o islão.

Ratinho de biblioteca disse...

Olá JM!
Concordo consigo quando diz que são demasiadas páginas, mas aprendo sempre qq coisa de novo nelas. É certo que partes há em que Noronha faz papel de ignorante para um professor universitário (qd diz "explica lá isso melhor", e aí vem o mesmo discurso com palavras diferentes, daí haver páginas que se podiam evitar).
Também não fiquei rendida com "A vida num sopro", mas adorei "O sétimo selo" :-)
E estou bastante curiosa com esta nova aventura de Noronha.
Ah! Já passei pelo teu cantinho e já está nos favoritos para ir espreitando de vez em quando.

Olá Tiago!
Apesar do desenlace, creio que deixa boas referências sobre o livro.
Continuo entusiasmada e com vontade de lê-lo, assim que tiver oportunidade :-)

Obrigada pela vossa visita e opinião :-)