quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"A Viagem do elefante" - José Saramago

*
*
Sinopse: "Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.
Do facto histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca agora nas mãos dos leitores esta obra excepcional que é A Viagem do Elefante.
Neste livro, escrito em condições de saúde muito precárias não sabemos o que mais admirar - o estilo pessoal do autor exercido ao nível das suas melhores obras; uma combinação de personagens reais e inventadas que nos faz viver simultaneamente na realidade e na ficção; um olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão solidária com que o autor observa as fraquezas humanas.
Escrita dez anos após a atribuição do Prémio Nobel, A Viagem do Elefante mostra-nos um Saramago em todo o seu esplendor literário." (in wook)

*

Opinião Pessoal: Dos livros que li do Saramago, foi o que menos me cativou.

A história é muito básica, sem grandes peripécias, ele mesmo o admite no final do livro.

E agora o Sr. Saramago para além de não fazer parágrafos, estilo a que já nos tinha habituado, também não escreve os nomes próprios com letra maiúscula (será que anda a plagiar Valter Hugo Mae? lol)

*

3 comentários:

Nuno Chaves disse...

do senhor saramago sao mesmo muitos poucos os que me cativaram gosto de historias com principio meio e fim , não apenas com principio e um nunca iatingivel fim, fui quase obrigado a ler o memorial do convento, provavelmente sera trauma que tenho com esse autor. gostei imenso deste espaço irei com certeza voltar mais vezes, e comentar mais vezes.
ah! a proposito das maiusculas e de nao respeitar gramatica, o sr. saramago deu uma entrevista a JRS no conversas de escritores do qual resultaram 2 artigos no pagina a pagina, um deles brincando com o prologo do seu recente caim, ja foi duramente criticado. paciencia sao opinioes. apareca por la um abraço.
Nuno Chaves

JM disse...

A propósito da crítica que escrevi sobre "Caim" houve uma leitora que me aconselhou este livro a propósito do sentido de humor que tanto tinha apreciado nesta minha primeira incursão na obra de JS. É sempre bom ler opiniões diferentes :) Ainda assim, mantenho a minha vontade em ler**

Ratinho de biblioteca disse...

Olá Nuno!
Eu dos livros que li de Saramago gostei particularmente d' "O ensaio sobre a cegueira" e d'"O memorial do convento".
Já os li à alguns anos atrás, quando frequentei o secundário, e ao contrário da maioria das pessoas, foi graças às leituras obrigatórias que adquiri o hábito da leitura.
Hoje em dia, é rara a noite em que não pegue num livro antes de adormecer.
Já espreitei o seu blog e já adicionei aos favoritos, para ir cuscando de vez em quando.
Obrigada pelo seu comentário :-)

Olá JM!
Eu fiquei um bocadinho desiludida com este livro do Saramago, tal como escrevi na minha opinião, mas continuo curiosa em relacção a "Caim". Por isso, se surgir oportunidade também vou querer ler com certeza :-)
Obrigada pelo seu comentário e voltem sempre ;-)