terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"O escândalo Modigliani" - Ken Follett

**
Sinopse: História em que um grupo de pessoas, quase todos jovens, se empenham em achar uma suposta obra-prima perdida do pintor Modigliani.
Se descoberto, o quadro valeria uma fortuna incalculável.
O prémio: O prestígio e a fortuna proporcionados pela descoberta da obra-prima de um gênio da pintura, dada como perdida.
Os jogadores: Uma historiadora da arte, tão bela quanto perspicaz; o ambicioso dono de uma galeria tradicional de Londres; e um pintor rejeitado que só pensa em vingança.
As regras: Vale tudo: roubo, falsificação, traição e, se preciso, até assassinato.
*
Opinião pessoal: Para quem leu e gostou de "O preço do dinheiro" também irá gostar de "O Escândalo Modigliani", pois é do mesmo género e os temas abordados também são similares: intriga, corrupção, traição… Até porque Ken Follett escreveu estas duas obras com o mesmo pseudónimo, “Zachary Stone”. Ambos escritos em início de "carreira".
Bem e verdade seja dita, existe sem dúvida uma grande evolução, comparando as suas primeiras obras com as mais recentes. Mais consistência nas personagens e nos enredos e menos confusão, pois uma coisa que notei nestas duas histórias é a falta de um núcleo central de personagens principais, mas sim um leque muito vasto delas, o que faz com que por vezes o leitor se perca na história e no carácter das personagens.
Apesar de tudo, Ken Follet continua a ser um mestre da literatura. Cria histórias da Segunda Guerra Mundial como se as tivesse vivenciado pessoalmente, escreve thrillers como ninguém, para não falar do seus romances históricos, que o notabilizaram a nível mundial, com "Os pilares da terra" e "O mundo sem fim".
Acima de tudo, é um grande escritor, independentemente dos géneros em que se aventura (pois não tem exactamente um género definido, ele escreve um pouco de tudo).
O.K. Got me! I'm a fan :-P
*

1 comentário:

Lígia disse...

Eu encravei no "Voo Final" quando a coisa estava animar, mas assim que despachar uns que cá tenho mais urgentes, quero terminá-lo... De facto, ele retrata a 2ª guerra mundial como se lá tivesse estado ;)
Vamos ver se é em 2010 que consigo pegar n' "Os Pilares da Terra" (já nem falo no "Um Mundo Sem Fim")
Beijinhos e boas festas :)*