segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"A Conspiração dos Antepassados" - David Soares

*

*

Sinopse: "Um thriller envolto na História de Portugal, e com Fernando Pessoa como personagem principal.
Na tradição dos melhores thrillers, David Soares convida-nos a espreitar debaixo do véu e a vislumbrar a mais assustadora conspiração da História. Um livro assinado por Francisco d’Ollanda, o maior artista português do Renascimento, é cobiçado por uma seita disposta a tudo para o obter.
Que terrível segredo terá nas suas páginas para justificar tanto sangue? Fernando Pessoa, o ilustre poeta português, é convidado por Aleister Crowley, o mágico inglês, a entrar numa aventura cheia de mistério, acção e suspense para descobrir esse segredo que, afinal, talvez tenha a ver com D. Sebastião, e a verdadeira razão porque os portugueses foram derrotados em Alcácer-Quibir.
Do exotismo da Tunísia às ruelas húmidas de Londres, das mandíbulas da Boca do Inferno ao coração da Quinta da Regaleira, A Conspiração dos Antepassados é uma viagem inesquecível. Misturando verdade, lenda e magia, David Soares apresenta-nos algo nunca visto na literatura portuguesa: um romance cuja meticulosa pesquisa vai agradar aos estudiosos de Fernando Pessoa, e cuja energia vai encantar os fãs de uma grande aventura."

*

Opinião pessoal: Não gostei.
Estive várias vezes na iminência de abandonar a sua leitura, pois as primeiras duzentas páginas nada têm a ver com a sinopse que o livro anunciava. Por isso, não façam como eu e não se deixem enganar com um título e uma sinopse tão sugestiva e promissora!

Como disse, as primeiras duzentas páginas são enfadonhas e limitam-se a descrever a vida quotidiana, ociosa e algo pornográfica de Pessoa e Crowley. Alturas houve em que pensei que estava a ler literatura erótica de baixo nível.
Pessoalmente, acho que o autor sonhava em escrever um calhamaço e como tal usou as fatídicas duzentas páginas para encher chouriços, pois exceptuando dois ou três factos narrados nestas, se a leitura começasse a partir da página 204, não se perdia nada. (Desculpem esta implicância, mas embirrei mesmo com as primeiras 200 páginas, soube-me a tempo perdido!!)
A partir daí sim, o autor faz jus à sinopse e começa a verdadeira história!
Mas nem esta parte do livro me cativou e convenceu :-(
Já tenha lido outro livro que se cruza com a mesma temática deste ("Vates A. G. B." de Ana Margarida Oliveira), e como tinha gostado bastante resolvi ler mais sobre o tema, mas esta história pareceu-me demasiado fantasiosa.

*

Sem comentários: