segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Tubo de ensaio" - Bruno Nogueira & João Quadros

*

*

Sinopse: A actualidade em jeito de stand-up, entrevistas ficcionadas, temas «quentes», coisas que irritam, projectos para o futuro, figuras públicas que fazem habilidades na rádio, soluções para os principais problemas da humanidade e muitas outras experiências... no Tubo de Ensaio. Um livro que deriva do programa da TSF com o mesmo.

*

Opinião pessoal: Bem, que momentos bem passados a ler estas crónicas cheias de ironia e humor!

Nunca ouvi a crónica na TSF, mas deve ser hilariante, pois o Bruno Nogueira tem uma maneira muito própria de fazer humor e da maneira como diz as coisas.

Deixo aqui um cheirinho de uma das minhas favoritas, para vos aguçar o apetite:

"Livro de reclamações: Onde fica o Estoril"

"(...) Eu ando muito, mas mesmo muito preocupado com uma coisa que é a seguinte: o Estoril Open, não é no Estoril, nem nunca foi, até porque é no Estádio Nacional que fica no Jamor, mais precisamente em Oeiras. Portanto, Oeiras não é nem nunca será Estoril. Não é hoje, nem foi em 1990 quando foi criado o Estoril Open que fica em Oeiras e não no Estoril. Eu se disser que moro em Castelo Branco e se morar em Lisboa dizem que eu sou parvo. E sou, mesmo que não diga. Agora não vou dizer porque não sou. Senão dizia. Entendidos quanto a isto? Óptimo. Depois não satisfeitos criaram o Open de Golfe do Estoril. E onde é que fica o Open de Golfe do Estoril? Exactamente na Quinta da Marinha, em Cascais. Não no Estoril, não em Oeiras, não em Serpa, mas sim em Cascais que mais uma vez nem sequer rima com Estoril. É que se fosse em Arganil, eu ainda percebia que tivesse sido um gajo surdo a apontar o nome no registo e tinha ficado assim, mas não, é na Quinta da Marinha. Sendo assim foi só um gajo criativo, que ouve bem, mas burro que nem uma porta em Geografia. Depois vem o nosso querido Autódromo do Estoril, que lá está, bonito nome, bonito circuito, mas mais uma vez temos aqui um problema que ninguém está a perceber. Eu não sei bem o que se passa no Estoril, mas deve ser espectacular porque toda a gente quer que os eventos caibam lá à força. O Autódromo do Estoril fica nem mais nem menos do que em Alcabideche. Alcabideche mais uma vez não me parece o tipo de coisa que rime com IL. Ou têm vergonha de lhe chamar o Autódromo de Alcabideche? É um nome espectacular e ao menos as pessoas sabem onde é que fica, sabem que fica em Alcabideche. Porque se um turista quiser ir ver o Autódromo do Estoril, o Open do Estoril e o Estoril Open no mesmo dia vai ter uma surpresa, porque ninguém lhe explicou que nós em Portugal somos extremamente modernos ao ponto de termos catalogado tudo quanto são eventos como «Estoril». TUDO! Não há cá Alcabideche, nem Cascais, nem Oeiras, é Estoril! E agora o melhor de tudo: Onde é que é agora a Moda Lisboa? Onde? No Estoril! A Moda Lisboa agora é no Estoril. Pois claro, até porque parecia mal a Moda Lisboa ser em Lisboa. As pessoal até ficavam baralhadas e ainda iam sem querer para Lisboa sendo que a Moda Lisboa era em Lisboa porque era em Lisboa que deveria ser! Mas assim já está tudo esclarecido porque arrumamos a Moda Lisboa no Estoril para não haver cá confusões. É pá assim, sim! E agora que já nos entendemos todos e que já deitei cá para fora o que tinha a deitar vou ao Barreiro ter com uns amigos meus que estão à minha espera no Estoril."

*

1 comentário:

Belota disse...

E o melhor é que a Moda Lisboa no Estoril, na realidade era no centro de Cascais. Também não era no Estoril. Como aliás já se deveria estar à espera.